terça-feira, 22 de outubro de 2024

Selo Nacional de Qualidade eTwinning


 Os cinco professores do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas (Cristina Dias, Eduardo Santa, Elsa Silva, Maria Antónia Sousa e Susana Moniz), que no ano letivo passado participaram no projeto eTwinning "RECREando", desenvolvido no âmbito do projeto Erasmus+ "Ludorrecreios solidários e sustentáveis" (2023-1-PT01-KA122-SCH-000133478), acabam de receber o Selo Nacional de Qualidade eTwinning. Este selo reconhece a qualidade deste projeto de acordo com cinco critérios: colaboração entre escolas parceiras; utilização do digital em contexto educativo; abordagens pedagógicas; integração curricular; resultados e documentação.

Ao receber o Selo Nacional de Qualidade, o projeto "RECREando" ficou selecionado para integrar o grupo dos projetos que poderão vir a ser agraciados com o Prémio Nacional, que será atribuído pela Organização Nacional de Apoio de Portugal, após seleção e categorização criteriosa.

É de assinalar que o certificado atribuido a estes professores tem um menção especial, cuja tradução é a seguinte: O destinatário deste certificado demonstrou um elevado nível de competência digital de acordo com o Quadro Europeu para a Competência Digital de Educadores (DigCompEdu) e o conjunto de ferramentas SELFIEforTEACHERS. Este certificado pode ser utilizado como prova para apoiar uma candidatura ao certificado de competência digital de educadores emitido pela Plataforma Europeia de Educação Escolar (ESEP).

O projeto-piloto de reconhecimento da competência digital dos professores a nível europeu visa fortalecer o reconhecimento da formação e do desenvolvimento dos professores, que ocorre quando estes implementam projetos eTwinning de alta qualidade, participam na ESEP e nas atividades de desenvolvimento profissional do programa eTwinning. Ao reconhecer a proficiência de um professor em competências digitais, a ESEP pretende contribuir para que os professores validem a sua formação a nível nacional, beneficiando assim a sua progressão na carreira docente.



domingo, 20 de outubro de 2024

Outubro – Mês contra a Obesidade Infantil

 


1. Breve apresentação das turmas através de vídeos ou colagens. Como estamos num ano de jogos Olímpicos e Paralímpicos, sugere-se que os alunos se apresentem e digam um desporto que lhes tenha chamado a atenção, que não seja o futebol.

2. Personalização do logótipo do projeto. Utilizando o logótipo do projeto a preto e branco, impresso numa folha A4, os alunos pintam e ilustram o logótipo com novos elementos relacionados com os recreios escolares.

3. A partir do dia 7 de outubro e ao longo do mês propomos a atividade “Te Reto / Desafio-te”. Consistirá na realização de cinco desafios físicos colaborativos entre todos os centros durante o recreio. Os desafios serão os seguintes:

  • Segunda-feira: Conseguir 2024 agachamentos.
  • Terça-feira: Conseguir 2024 saltos de tesoura.
  • Quarta-feira: Conseguir 2024 passos a trote.
  • Quinta-feira: Dançar livremente ou fazer uma pequena coreografia durante o recreio.
  • Sexta-feira: Tomar o maior número possível de pequenos-almoços saudáveis.

Vídeo para explicar a atividade aos alunos:

https://youtu.be/S0U   vabZtzi0

4. Como produto final será realizado um vídeo com imagens de todos os desafios dos centros.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Início das atividades AIP "Ludorrecreios"

 Já começaram as atividades dos recreios com as animadoras Núria Galego e Gabriela Piçarra da Associação Juvenil ARKUS. Esta manhã estiveram envolvidos os alunos do 4º ano, que participaram numa dinâmica de grupo de apresentação dos participantes e de conhecimento do programa de ocupação dos recreios.



terça-feira, 1 de outubro de 2024

AIP "Ludorrecreios" - Reunião com animadoras

Na sala Colaboratório da EB1 da Boa-Fé, Maria José Frade (coordenadora do Departamento 1º Ciclo) e José Luís Carvalho (coordenador do projeto Erasmus+ "Ludorrecreios") reuniram com as técnicas da Associação Juvenil ARKUS (Núria Galego e Gabriela Piçarra) que vão animar os recreios escolares durante o intervalo da manhã e da hora de almoço, no âmbito da Ação de Intervenção Prioritária "Ludorrecreios" do TEIP4 - Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas.

Assuntos abordados:

  1. Horário de animação dos recreios; Distribuição das turmas e vigilâncias dos professores e funcionários.
  2. Reuniões semanais de coordenação (segundas-feiras das 10:00 às 11:00 horas).
  3. Planificação e registo de atividades.
  4. Recolha de evidências e de dados para avaliação e relatórios trimestrais.
  5. Principais atividades a desenvolver nos recreios.
  6. Instalações, equipamentos e recursos disponíveis.