quinta-feira, 11 de abril de 2024

Mobilidade "Job Shadowing" abril 2024 – DIA 1

No dia 08 de abril de 2024, uma comitiva de 6 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas (Cristina Dias, Eduardo Santa, Elsa Silva, Maria Antónia Sousa, Susana Moniz e José Luís Carvalho) partiu para uma mobilidade "Job Shadowing" de três dias. Esta equipa esteve sempre acompanhada da Vereadora da Cultura e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas.

No primeiro dia, começou-se por visitar o Centro de Educação Infantil e Primária (CEIP) Luis Vives de Badajoz (https://cpluisvives.educarex.es/). Fomos recebidos pela Diretora (Margarita Cidoncha), pela Secretária (Susana Muñoz) e pela coordenadora e fundadora do projeto eTwinning RECREando (Ana Maria Nuñez).

Na Biblioteca, local da primeira reunião, foram apresentados o plano de dinamização dos recreios, o projeto intergeracional “A Jugar”, desenvolvido no âmbito de uma proposta educativa de aprendizagem e serviço comunitário, e os prémios “Destacando” da iniciativa do Ayuntamiento de Badajoz. Além disso, as responsáveis do Centro falaram-na atual preocupação de sinalizar adequadamente todos os espaços do Centro com base nos princípios da acessibilidade universal (Real Decreto 193/2023, de 21 de março, o qual regulamenta as condições básicas de acessibilidade e não discriminação das pessoas com deficiência no acesso e utilização de bens e serviços disponíveis ao público). Ver Acessibilidade Universal no Meu Centro: https://www.educarex.es/atencion-diversidad/accesibilidad-cognitiva-centro.html. Registamos, desde já, que em todos os Centros visitados, se destacava este tipo de sinalética em todas as salas de aula e espaços comuns, que pensamos ser de extrema utilidade.

A seguir, observou-se o espaço do recreio. Os alunos estavam divididos em grupos. Nesse dia, as atividades eram: hockey floorball, elaboração e pintura de flores com tinta em relevo feita a partir de espuma da barba, decoração de uma prancha de madeira para a horta escolar, voleibol com balões, baile conjunto em que a comitiva portuguesa foi convidada a participar.

Posteriormente, visitámos as instalações do Centro: na sala TEA (Transtorno do Espetro Autista), em que as técnicas de educação especial nos deram a conhecer a sua filosofia de trabalho, o seu plano semanal e os materiais pedagógicos que desenvolvem; aula Rádio (muito bem equipada!) e por todas as salas de aula onde houve a possibilidade de interagir com os professores, os estagiários da Universidade e falar em português com os alunos. Na comunidade autónoma de Extremadura todos os alunos a partir do 1º ano de escolaridade aprendem Português como segundo idioma estrangeiro! Também se pôde constatar que, na maior parte das salas, os pés das cadeiras estão revestidos com bolas de ténis para diminuir o ruído quando são arrastadas, solução curiosa, adotada em todos os Centros que visitámos (de Badajoz e Fuenlabrada), incluindo os refeitórios. Também entrámos no refeitório, mas ainda não estavam os almoços a decorrer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário