quinta-feira, 11 de abril de 2024

Mobilidade "Job Shadowing" abril 2024 – DIA 2


No segundo dia, o nosso destino era o Colégio de Educação Infantil e Primária GINER DE LOS RIOS em Fuenlabrada, Madrid (https://site.educa.madrid.org/cp.ginerdelosrios.fuenlabrada/).

A comitiva elvense foi recebida pelo Diretor (Hugo López), pela Chefe de Estudos (Cristina Blasco) e por todos os professores do projeto RECREando (Célia González, Cristina Blasco, Inma Rico, Olga Paz y Jorge Minguito).

Antes de conhecer o Centro, visitou-se o jardim / horta escolar. O Diretor referiu que todas as plantações foram realizadas pelos alunos com o apoio dos professores. Neste espaço existem mesas que são utilizadas pelos professores para lecionar ou pelos alunos para, simplesmente, se sentarem a conversar ou a ler. Deram-nos a conhecer um dos projetos emblemáticos deste espaço, denominado “El Jardín de las Mariposas - Oásis de Mariposas".

Na sala de professores deste Centro, o Diretor e a Chefe de Estudos receberam-nos com uma palestra informal em que destacaram os valores do Centro (Cultura de proximidade entre professores e comunidade educativa; Espírito de melhoria e inovação; Envolvimento e esforço pessoal; Desenvolvimento sustentável). “Somos um centro público aberto ao bairro e comprometido com o meio social através do relacionamento com as famílias. Queremos ser uma referência para que os nossos alunos alcancem uma formação plena baseada nos valores da Educação Física, das TIC e da sustentabilidade.” Atualmente, têm vários pilares básicos em que assenta o plano de atividades do Centro: Ópera LOVA, parques infantis inclusivos, coro escolar, Centro de referência “Save the Children”, projeto PROA sobre consumo energético e limpeza escolar, projeto Erasmus sobre sustentabilidade do ambiente e do centro.

Sobre a organização e dinamização dos recreios escolares, Hugo López referiu taxativamente que o “tempo de recreio é tempo de trabalho” e que “os problemas de convivência se devem solucionar no momento em que surgem”. Por isso, no recreio os alunos são divididos e distribuídos pelas atividades propostas pelo Centro, dinamizadas e acompanhadas pelos professores. Diariamente são propostas duas atividades por cada nível (Infantil, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo de Primaria). 

A seguir, tivemos oportunidade de observar o trabalho realizado por professores e alunos durante os recreios e constatar o amplo leque de atividades que podem ser propostas: Voleibol, Ténis de Mesa (com aproveitamento de mesas antigas existentes no Centro), Música, Xadrez, Remy (cálculo mental), Hóquei, Badminton, Dança, Discoteca, Croché, Jogos de mesa, Oficina de pintura, Rádio (“La voz de Giner”), Leitura (carrinho com livros da Biblioteca, colocado no recreio para que os alunos se sirvam), Blocos de construções, Trabalhos manuais, Caixote com baldes e pás para brincar na areia, Futebol (mas sem utilizar os pés!), etc. 

Ainda se teve a oportunidade de conhecer, e com bastante minúcia, as instalações do Colégio, em particular a sala Rádio, a sala Croma, a sala de Música, a Biblioteca, a sala TEA, a enfermaria, o refeitório e o ginásio. Na sala Rádio fomos entrevistados para um programa de rádio escolar e na sala Croma assistimos à apresentação da gravação de um videoclip. O professor Jorge Minguito, responsável pela dinamização desta sala, mostrou e explicou, detalhadamente, o funcionamento do equipamento necessário para a criação de uma sala Croma.

Por último, tivemos o privilégio de visitar o “sítio estrela” deste Centro, a Sala de Astronomia de Fuenlabrada, um espaço educativo público dedicado ao ensino da Astronomia, com programas de visita adaptados às diferentes etapas educativas. Realçamos a passagem pela nave espacial simulada, pelo planetário e pela leitura dos relógios de Sol. Este espaço é subsidiado anualmente pelo Ayuntamiento de Fuenlabrada com cerca com 10.000 euros. No ano passado, visitaram estas instalações mais de 9.000 alunos de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, provenientes de centros educativos de toda a Comunidade de Madrid.

Sem comentários:

Enviar um comentário