No último dia (10 de abril), às 09:30, fomos recebidos no Ayuntamiento de Fuenlabrada por Isidoro Ortega López, Vereador de Educação e Juventude. Entre outras iniciativas, este autarca fez referência aos programas 'Limpieza de los Centros Educativos' 'Pintamos la Escuela', ‘Fuenconectad@s’ y “Mejora energética de los centros escolares”. A receção foi muito acolhedora e muito informal e, por isso, tivemos oportunidade de interagir abertamente com Isidoro Ortega e colocar todas as questões que julgámos pertinentes.
No âmbito do programa de limpeza foi dito que a limpeza dos Centros escolares é da responsabilidade do Instituto Municipal de Limpeza e Serviços Públicos do Ayuntamiento, que é um organismo de serviços cuja missão e responsabilidade é a limpeza e manutenção do interior de todos os edifícios municipais. “A limpeza das salas pode ser efetuada durante as aulas, como habitualmente acontece num hospital ou em qualquer outro serviço público”.
Ficou-se a saber que o programa 'Pintamos la Escuela' permite melhorar a cada ano as condições dos 49 centros educativos municipais através da pintura interior e exterior dos edifícios.
Os Centros recebem a ajuda em função da sua tipologia e das características de cada um deles. A cada uma das escolas públicas infantis, primárias e secundárias (CEIP e CEIPSO), aos centros de educação especial e de educação de adultos é atribuído um valor máximo ligeiramente superior a 3.800 euros. As creches e jardins de infância recebem até 1.900 euros.
Os centros poderão destinar estes valores para a renovação da pintura nas zonas interiores do edifício: paredes, portas, janelas ou radiadores, bem como nas zonas exteriores: pérgulas, vedações ou colunas. Muitos fazem pinturas decorativas, tipo mural, nas suas paredes.
“Este programa vem juntar-se à aposta clara que o Ayuntamiento assume na educação pública, e que inclui obras de manutenção dos centros escolares, o programa de subsídio de transporte para atividades fora da sala de aula, a aquisição de material tecnológico ou a concessão económica de bolsas de estudo e ajudas em todos os níveis educacionais, inclusive a Universidade”, disse Isidoro Ortega.
Sobre o programa "Fuenectad@s" referiu que, este ano, o Ayuntamiento aprovou a atribuição de mais de 531 mil euros a um total de 81 centros educativos da cidade com o objetivo de fornecer tablets, computadores, projetores, quadros interativos digitais, bem como aplicações informáticas, sistemas operativos e instalação, expansão ou melhoria de redes de acesso à Internet. Os valores concedidos (entre 1.500 e 10.700 euros) a cada Centro variam em função do nível de ensino e do número de alunos.
“Fuenlabrada tem uma população escolar de 40 mil alunos entre 0 e 18 anos. Este programa municipal contribui para dotá-los das ferramentas necessárias para maximizar as suas competências tecnológicas e digitais, bem como o seu posicionamento sócio laboral num mundo cada vez mais digital”, explicou Isidoro Ortega.
Para finalizar, comentou brevemente que o programa de eficiência energética dos Centros escolares compreende a instalação de luzes LED e painéis solares nos Centros educativos.
Por último, a vereadora de Educação do município de Elvas, Anabela Cartas, apresentou as saudações do Presidente da Câmara de Elvas, Dr. Rondão de Almeida, deu a conhecer a Câmara Municipal e a cidade de Elvas, património da Humanidade, mostrou dois vídeos promocionais e convidou todos os presentes a visitar a nossa cidade.
A seguir, fomos visitar o CEIP Ramón y Cajal em Fuenlabrada, Madrid (https://site.educa.madrid.org/cp.ramonycajal.fuenlabrada/). À nossa espera estavam o Diretor (Pedro Estepa), o Chefe de estudos (Andrés Cordón) e a Secretária (Ascensión Vergas) que nos conduziram de imediato ao recreio, onde se encontravam já os alunos e, por isso, puderam-se observar os alunos e os professores a realizar as atividades previstas para esse dia.
O Diretor comentou que, com estas as atividades, pretendem que os alunos atinjam os seguintes objetivos: uma boa convivência e relacionamento entre alunos de diferentes níveis (anos de escolaridade), que aprendam diferentes formas de lazer, que respeitem as normas do Centro que impliquem o jogo em grupo, que aprendam a cooperar com os companheiros na realização de atividades em comum, que aprendam novos jogos e a cuidar dos materiais que são de todos.
Neste Centro, para além dos espaços, recursos e atividades que já tínhamos vivenciado no CEIP Giner de los Rios, os alunos dispõem de trotinetes, um rocódromo infantil (instalação preparada especificamente para praticar a escalada, que custou cerca de 3 000 euros e que foi em parte financiada por iniciativas realizadas pela Associação de Pais), um centro de diversões com um banco, um centro de saúde, uma bomba de gasolina, uma prisão, um hospital, um castelo, um hotel e uma escola, assim como uma espaço de “relaxamento” onde os alunos estavam a construir objetos com plasticina subordinados ao tema “Os animais”.
Ficámos encantados com a horta escolar, a maior de toda a comunidade de Madrid (segundo os colegas deste Centro) com um espaço muito bem cuidado. Cada turma, acompanhada do professor titular (tutor) dispõe de um espaço próprio que tem de preparar, cultivar, regar, manter e cuidar uma vez por semana no âmbito das atividades de recreio.
Durante a visita às instalações do Centro, salientamos a sala de psicomotricidade, a sala TEA "El nido", a sala de Música (onde assistimos a parte de uma aula em que todos os alunos tocavam xilofone), o programa "Frutas e Leite" (distribuição de fruta e leite por todos os alunos durante o intervalo), a Aula de Robótica (em que a turma da professora Ana Guillén, que está envolvida no projeto RECREando, planificava a construção de um dispensador de papel higiénico para as casas de banho do Centro), o Refeitório muito bem decorado, com placas no teto para diminuir o ruído e, no próprio refeitório, destacava-se uma pequena “sala de jantar” onde, cada dia, um grupo de seis alunos treina a comer com talheres de metal, pratos de louça e com guardanapos de pano!
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