A mobilidade a Badajoz e Palma de Rio teve como principais objetivos procurar conhecer e compreender as abordagens inovadoras de outras escolas sobre a organização e dinamização dos recreios escolares e identificar soluções sustentáveis e inclusivas para a sua melhoria.
No dia 13 de novembro de 2024, uma comitiva de 6 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas (Ana Maneta, Clara Renga, Fátima Carvalho, Rosário Beijocas, Vanda Lopes e José Luís Carvalho) iniciou uma mobilidade "Job Shadowing" de três dias a Espanha. Esta equipa esteve sempre acompanhada da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, e da Diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, Paula Rondão Almeida.
No primeiro dia, começaram por visitar o Centro de Educação Infantil e Primária (CEIP) Luis Vives de Badajoz (https://cpluisvives.educarex.es/). Foram recebidos pela Diretora (Margarita Gil), pela Secretária (Susana Muñoz), pela Chefe de Estudos (M. Carmen Rodríguez), pela coordenadora e cofundadora do projeto eTwinning DiverT(i)empo (Ana Maria Nuñez) e pela professora de Português do Colégio (Guadalupe Moreno). A convite da Diretora, a Terceira Tenente de Alcaide e Vereadora delegada de Educação e Juventude do Ayuntamiento de Badajoz, Mariema del Carmen Seck Moreno, acompanhou a visita durante toda a manhã.
Assim que entraram no pátio do Colegio foram agraciados com uma “Jota extremeña” interpretada por alunos e professores. A Jota é uma forma de dança e canto tradicionais estendida por grande parte de Espanha. A Jota foi declarada em 2023 como manifestação representativa do património cultural imaterial da Humanidade.
A seguir, uma representante da APA (Associação de Pais e Alunos) do Colégio, dando voz às famílias, proferiu um discurso de agradecimento pela participação no projeto eTwinning com Portugal. “A vossa constância, trabalho em equipa e dedicação são inexcedíveis. Estão de parabéns, tanto o nosso pessoal docente como o vosso. Esperamos que sigam com muita ilusão neste projeto dando a conhecer aos alunos a língua portuguesa e os seus costumes. Obrigado”.
Na Biblioteca, local da primeira reunião, a Diretora e a Secretaria do CEIP Luis Vives apresentaram os principais projetos em que o CEIP Luis Vives está envolvido: e-Twinning; Agrupaciones escolares; Claustro de barrio; Muévete; Intergeneracional; Accesibilidad Universal; Robótica Educativa; Plan Lector-Librarium; Radioedu; Redes e Comunicaciones.
Puseram em destaque o projeto “Intergeneracional”, que visa a coexistência e a cooperação entre diferentes gerações como pedra basilar sobre a qual se constrói o novo Estado-Providência devido às consequências do progressivo envelhecimento da população. Trata-se de um desafio para a comunidade educativa colocar as pessoas no centro das intervenções, utilizando novos paradigmas intergeracionais que promovam situações de aprendizagem no quadro das competências-chave e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metodologias inovadoras que aproveitem as experiências que acumulam nos diferentes ciclos de vida e derrubar muros e construir pontes entre gerações para resolver os grandes desafios da sociedade.
Aos presentes também lhes pareceu muito interessante o projeto "Claustro del barrio San Roque" (https://claustrodebarrio.blogspot.com/) cujo objetivo principal é maximizar a transição dos alunos do 6º ano do ensino primário para o 1º ano da ESO através de atividades ambientais, pedagógicas, solidárias, sociais e culturais. Pretende-se que os alunos do 1º ano da ESO não percam o contacto com as suas antigas escolas e, por outro lado, que os alunos do 6.º ano não tenham receio do desconhecido que a nova realidade do Instituto acarreta.
A diretora Paula Rondão Almeida, através de um vídeo, fez uma breve apresentação do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas e dos seus projetos. No final da reunião os profesores portugueses presentearam os seus homónimos espanhóis com um prato individual de Sericaia (um doce típico de Elvas). Durante a pausa para o café houve oportunidade de conhecer e experimentar uma máquina de criação de crachás. Cada um dos participantes criou um crachá personalizado com o logotipo do projeto “DiverT(i)empo” e com o seu nome.
Durante o recreio centraram a atenção no plano de dinamização dos recreios, nas atividades desportivas e pré-desportivas, na horta escolar e nos planos de incentivo à leitura a partir de atividades promovidas nos recreios.
Todos os dias da semana, exceto às quintas-feiras, o recreio é dividido em 7 zonas correspondentes aos anos de escolaridade de Infantil a 6º de Educação Primária. Em cada uma destas zonas os alunos, acompanhados de professores, desenvolvem atividades diversificadas como por exemplo: Aranha peluda, Futebol, Salto à corda, Cemitério, Basquetebol, Bola sentada, Colpbol, Crocodilo dorminhoco e Polícias e Ladrões. Às quintas-feiras, os alunos têm os pátios dinâmicos do projeto eTwinning “DiverT(i)empo” em que realizam as atividades específicas programadas mensalmente no âmbito deste projeto.
Posteriormente, visitaram as instalações do Centro: na Aula Rádio duas alunas do 5º ano entrevistaram a Diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas; na sala TEA (Transtorno do Espetro Autista) as técnicas de educação especial deram a conhecer o seu método de trabalho, o seu plano semanal e os materiais pedagógicos que desenvolvem. Por último, visitaram o refeitório onde conheceram o seu sistema de funcionamento e tiveram oportunidade de interagir com as cozinheiras, assistentes operacionais e alunos.
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Pasta com fotos dos três dias de mobilidade:
https://drive.google.com/drive/folders/1KkyYU8dTvzMew4KnfwH9QI3sGxfP09ON?usp=sharing
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