sábado, 14 de dezembro de 2024

Mobilidade "Job Shadowing" novembro 2024 – DIA 2

No segundo dia de mobilidade (14 de novembro), às 09:30, a comitiva elvense foi visitar o CEIP Antonio Carmona Sosa de Palma del Rio, Córdova (https://www.carmonasosa.com/). 


À sua espera estavam a Diretora (Ana Belén López), o Secretario (Elígio Linares) e o Chefe de estudos (Juan Manuel Nacarino) que, de imediato, os conduziram à sala “Érase uma vez…”. Durante os recreios os alunos cantam, tocam e dançam músicas de diferentes estilos e origens que depois apresentam em espetáculos ou atividades complementares. Neste dia, um grupo de cerca de 30 alunos, acompanhados de instrumentos de percussão e cavaquinhos, interpretaram duas músicas que, como referiu a jovem apresentadora, pretendem criar pontes entre a Andaluzia e o Alentejo. Primeiro, começaram por apresentar “A minha cidade” de Paco Bandeira e a seguir “Andalucia” de El Kanka (Juan Gómez Canca).


Depois deste maravilhoso e emocionante espetáculo, percorreram as instalações deste Colegio e conheceram em detalhe as atividades que nelas se realizam: Aula de “Diversión en las Ondas” (aula Rádio); “Aula de las emociones” onde decorria uma sessão de Yoga; Sala de Estimulação Multissensorial que é um espaço de luzes, odores, sons e cores dotado de elementos (tubos de bolhas, fibras óticas, painéis interativos, camas, pufos, sofás vibratórios, aromas, luz ultravioleta, elementos táteis, elementos musicais, etc.) que convidam à exploração e que estimulam e provocam o despertar dos sentidos, promovendo a compreensão do meio envolvente e dos próprios alunos. Neste dia, um grupo de alunos de educação especial desenvolvia atividades de integração sensorial, relaxamento, memória e interpretação visual, psicomotricidade, exploração do ambiente e conhecimento do corpo. Por último, foram conhecer a cozinha, o refeitório, o ginásio e os pátios da Escola onde não se encontravam os alunos. Estava a chover e não foi possível observar as atividades para este dia previstas para serem realizadas no exterior.

No entanto, a Diretora explicou brevemente como são organizados os recreios neste Colegio. No início do mês, o calendário com a distribuição das áreas e espaços de recreio é colocado no quadro de anúncios, localizado no edifício junto à Direção. São também distribuídas cópias pelos professores titulares. No início do recreio, os alunos decidem se pretendem aceder às áreas de recreio ou à biblioteca. Não é permitida qualquer mudança de zona durante o recreio. Os materiais não podem ser utilizados até à chegada do professor da área e não podem ser transportados de uma área para outra. Cinco minutos antes do final do recreio, os alunos começam a recolher os materiais que estão a utilizar para que sejam guardados nas respetivas caixas, cubos, armários ou estantes. Os alunos não podem estar ou brincar nos seguintes locais: traseiras e corredor. Também não podem permanecer nos corredores nem aceder às salas de aula. O material é utilizado de forma adequada. Caso o aluno observe ou produza algum dano ou perda de material, deverá avisar nesse momento o professor responsável por essa área. Quem danifica por uso indevido repara ou substitui. Em caso de qualquer conflito, os alunos recorrem à professora do recreio ou aos professores titulares.

Na sala de professores, a Diretora e o Secretario do CEIP Antonio Carmona Sosa deram a conhecer os principais projetos e programa do Colegio: Autoproteção (ações e medidas de prevenção de situações de emergência); Programa CIMA (fomento do trabalho cooperativo e da melhoria contínua da aprendizagem e do conhecimento dos alunos andaluzes); ALDEA (educação ambiental para a comunidade educativa); Crescer em Saúde; Igualdade de género (pacto de estado contra a violência de género); Escola, Espaço de Paz; Bibliotecas escolares. 

A seguir, a diretora Paula Rondão Almeida, através de um vídeo, fez uma breve apresentação do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas e dos seus projetos. A equipa diretiva do CEIP Antonio Carmona Sosa foi obsequiada com roncas de Elvas (um instrumento típico desta cidade), com ímanes contendo imagens de Elvas e com os jogos de tabuleiro “À descoberta de Portugal” e “À descoberta de Elvas” editados pela Câmara Municipal de Elvas.


Ainda no segundo dia, cerca das 12:00 horas, foram recebidos no Ayuntamiento de Palma del Rio pela Alcaide / Presidente Matilde Esteo e pelo Vereado Delegado de Educação Eduardo López.


A receção foi muito acolhedora e muito informal e, por isso, houve a oportunidade de interagir abertamente com estes autarcas e colocar todas as questões julgadas pertinentes. Os presentes ficaram a saber que a educação é um dos elementos do progresso em Palma del Rio, na nova sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem, e que estes autarcas estão empenhados em fazer de Palma del Rio uma “cidade globalmente educadora”, porque isso lhes permitirá construir, em conjunto, um melhor futuro para a cidade. Trabalham em colaboração e coordenação com as Associações de Mães e Pais, Coletividades, Centros Educativos, Delegações Municipais e outras Administrações para garantir o direito à educação, preservando a igualdade de oportunidades e promovendo valores como a convivência e a solidariedade.

Por último, a Vice-Presidente do município de Elvas, Anabela Cartas, apresentou as saudações do Presidente da Câmara de Elvas, Comendador Rondão Almeida, deu a conhecer a Câmara Municipal e a cidade de Elvas, património da Humanidade, ofereceu uma salva de prata alusiva ao Forte da Graça, uma réplica de uma lucerna romana, folhetos promocionais de Elvas e convidou todos os presentes a visitar esta cidade. Por sua vez, a Alcaide / Presidente Matilde Esteo entregou a todos os presentes um saco com canetas e abre cápsulas, azeite virgem extra e compota de laranja, produtos típicos da região.



REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Pasta com fotos dos três dias de mobilidade:
https://drive.google.com/drive/folders/1KkyYU8dTvzMew4KnfwH9QI3sGxfP09ON?usp=sharing

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