sábado, 14 de dezembro de 2024

Mobilidade "Job Shadowing" novembro 2024 – DIA 3

No último dia de mobilidade, o destino foi o Colégio de Educação Infantil e Primária San Sebastian de Palma del Rio, Córdova (https://www.colegiosansebastian.es/).

A comitiva elvense foi recebida pela Diretora (Marta Nieto), pela Secretaria (Magdalena Lukaszewicz) e pela Chefe de Estudos (Mª Victoria Higueras), assim como por uma das professoras participantes no projeto eTwinning “DiverT(i)empo” (Lorena García).

Os professores e responsáveis elvenses começaram por visitar, com bastante pormenor, as instalações do Colégio, em particular as salas de aula desde o Pré-Escolar até ao 6º ano de escolaridade, a sala de usos múltiplos, o ginásio, a aula TEA, a aula multissensorial, a biblioteca, o pátio, o campo de jogos e o refeitório.

No decorrer da visita ao Colegio, a diretora Marta Nieto foi fazendo uma alusão contextualizada aos principais projetos e programas do Colegio, nomeadamente: CIMA (fomento do trabalho cooperativo e da melhoria contínua da aprendizagem e do conhecimento dos alunos andaluzes); STEAM (Robótica aplicada); Promoção de hábitos de vida saudáveis e programa escolar de consumo de frutas, hortaliças e leite; Programa de centro bilingue – inglês; Plano de abertura de Centros docentes (Refeitório, Aula Matinal, Atividades Extraescolares, Mais Desporto); Organização e Funcionamento das Bibliotecas Escolares; Bem-Estar e Proteção da Infância e Adolescência/Convivência Escolar com o apoio de alunos mediadores; Rede Escolar Andaluza: “Espaço de Paz”; Transformação Digital Educativa; Mais equidade; Programa Impulsa (workshops de “Resolução de Conflitos” nos quais os alunos aprendem diferentes estratégias cooperativas e de coesão de grupo).

Durante a visita às instalações foi possível constatar as soluções avançadas de isolamento térmico das escolas, aplicação de tecnologias de aproveitamento de calores residuais e implantação de projetos luminotécnicos, que o Ayuntamiento de Palma del Rio e a Junta da Andaluzia (Departamento de Indústria e Energia), apoiados no Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, implementam nos Colégios para conseguir melhores condições de funcionamento das atividades educativas e uma economia mais limpa e sustentável.


Já na sala de professores, com churros, chocolate quente e sumo de laranja, houve troca de lembranças e uma pequena conversa sobre a organização e dinamização dos recreios escolares neste Colégio. Marta Nieto referiu que os alunos são divididos em grupos e distribuídos pelas atividades propostas pelo Centro, dinamizadas e acompanhadas pelos professores. Diariamente são propostas duas atividades por cada nível (Infantil, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo de Primaria). Estas atividades compreendem desde percursos com trotinetes até jogos com bolas. À semelhança do que acontece no CEIP Luis Vives, às sextas-feiras os alunos têm os pátios dinâmicos e inclusivos do projeto eTwinning “DiverT(i)empo” em que realizam as atividades específicas programadas mensalmente no âmbito deste projeto. É de realçar que são escalados alunos (a maior parte do 6º ano) para cada um dos grupos de atividades, que orientam e acompanham as atividades que os alunos mais novos realizam. Estes alunos vestem um colete fluorescente amarelo e cor de laranja para facilmente se distinguirem.

Todos os professores têm um papel fundamental na concretização do projeto dos pátios. Realizam trabalho de tutoria, vigilância e controlo dos horários de recreio e comunicação de incidentes ou sugestões aos membros da Comissão de Pátios. Esta comissão é constituída por, pelo menos, um professor de cada nível de ensino e um elemento da equipa de Direção. Ela é responsável por gerir todo a organização dos recreios. Distribui espaços, organiza os alunos, decide materiais, regras e sanções, recolhe sugestões e propostas de alunos e professores e com base nestas e nas suas próprias iniciativas, comunica as decisões tomadas aos restantes professores antes de as colocar em funcionamento.


A seguir, tiveram oportunidade de observar o trabalho realizado por professores e alunos durante os recreios e constatar o amplo leque de atividades que podem ser propostas: Xadrez, Blocos de construções Lego, Twister, Túneis, Pesca patos com ímanes, Bowling, Paraquedas, Saltar à corda, Yoga Spinner, Atletismo, Argolas divertidas, Voleibol, Ténis de Mesa, Música, Dança, Discoteca (em sala contígua à sala de usos múltiplos), Jogos de tabuleiro, Oficina de pintura, Leituras (carrinho com livros da Biblioteca, colocado no recreio para que os alunos se sirvam), Trabalhos manuais, etc. 



Por último, foram honrados com um autêntico espetáculo andaluz na sala multiusos do Colégio. Os


alunos do 6º ano apresentaram um teatro baseado no livro "Renato Nicanor: un flamenco muy flamenco" de Alicia Acosta e Leire Martín; Dois reputados guitarristas interpretaram “Soleá”, uma variedade tradicional do cante flamenco que aglutina os elementos característicos desta música; O 5ºA e o 5ºB, com as suas flautas, interpretaram a música "Orobroy" (que significa pensamento) de David Peña Dorantes, um conhecido compositor e pianista cigano espanhol; Os professores Viki e Marcos, acompanhados com o baile dos alunos do 3ºB cantaram “Sevillana de Palma del Rio”; A finalizar o espetáculo, três alunos (trigémeos) cantaram “Fandango Alosno” e “Mis 4 rosas”.



REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Pasta com fotos dos três dias de mobilidade:
https://drive.google.com/drive/folders/1KkyYU8dTvzMew4KnfwH9QI3sGxfP09ON?usp=sharing

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