quarta-feira, 17 de abril de 2024

Reunião de preparação de visitas

Hoje, día 17 abril , pelas 16:00, a equipa Ludorrecreios / Erasmus+ 2023/2024 realizou uma reunião para analisar e concretizar os detalhes do acolhimento de 7 estudantes em formação inicial da Universidade de Extremadura (dia 19 de abril) e o acolhimento em "Job Shadowing" de 9 professores do CEIP Giner de los Rios de Fuenlabrada (2 e 3 de maio).

Nesta reunião, ainda estiveram presentes as coordenadoras das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, Maria José Frade, Clara Renga e Susana Moniz, assim como o Subdiretor José Cozinha, os Adjuntos Manuela Dias e Miguel Cachola, e o Assessor Jorge Costa. 






terça-feira, 16 de abril de 2024

UNEX 3 R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar)

 


Proposta de vários jogos colaborativos baseados no “JOGO DO LENCINHO”, relacionados com os seguintes temas: PARTES DO CORPO E EMOÇÕES, NÚMEROS, DANÇA E MÚSICA TRADICIONAL, MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM.

https://padlet.com/almedialdea/feyp_unex_-1-grado-en-educaci-n-infantil_-adoei_-ceip_luisvi-6ewpzghwdvb9lhfa

Cada turma escolhe o jogo ou jogos que pretende jogar. Alguns jogos podem envolver a criação de recursos a partir dos recipientes que os alunos colocam no lixo do recreio e/ou outros materiais recicláveis.

Os jogos são propostos pelos alunos da disciplina de Aspectos Didáticos e Organizacionais (Profa. Dra. Ana López Medialdea) da Faculdade de Educação da Universidade da Extremadura (UNEX-Espanha).

domingo, 14 de abril de 2024

Visita de alunas da UNEX

No dia 19 de abril, uma grupos de 7 alunas da Faculdade de Educação e Psicologia da UNEX (Universidade de Extremadura, Campus de Badajoz, Espanha) estará nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas. Entre outras atividades, vão dinamizar atividades de animação dos recreios escolares com os alunos e professores.



"Job Shadowing" abril 2024 – Comunicação Social


Notícia publicada no Portal Norte Alentejo digital:




Notícia publicada no Facebook do Município de Elvas:





quinta-feira, 11 de abril de 2024

Mobilidade "Job Shadowing" abril 2024 – DIA 3

No último dia (10 de abril), às 09:30, fomos recebidos no Ayuntamiento de Fuenlabrada por Isidoro Ortega López, Vereador de Educação e Juventude. Entre outras iniciativas, este autarca fez referência aos programas 'Limpieza de los Centros Educativos' 'Pintamos la Escuela', ‘Fuenconectad@s’ y “Mejora energética de los centros escolares”. A receção foi muito acolhedora e muito informal e, por isso, tivemos oportunidade de interagir abertamente com Isidoro Ortega e colocar todas as questões que julgámos pertinentes. 

No âmbito do programa de limpeza foi dito que a limpeza dos Centros escolares é da responsabilidade do Instituto Municipal de Limpeza e Serviços Públicos do Ayuntamiento, que é um organismo de serviços cuja missão e responsabilidade é a limpeza e manutenção do interior de todos os edifícios municipais. “A limpeza das salas pode ser efetuada durante as aulas, como habitualmente acontece num hospital ou em qualquer outro serviço público”.

Ficou-se a saber que o programa 'Pintamos la Escuela' permite melhorar a cada ano as condições dos 49 centros educativos municipais através da pintura interior e exterior dos edifícios.

Os Centros recebem a ajuda em função da sua tipologia e das características de cada um deles. A cada uma das escolas públicas infantis, primárias e secundárias (CEIP e CEIPSO), aos centros de educação especial e de educação de adultos é atribuído um valor máximo ligeiramente superior a 3.800 euros. As creches e jardins de infância recebem até 1.900 euros.

Os centros poderão destinar estes valores para a renovação da pintura nas zonas interiores do edifício: paredes, portas, janelas ou radiadores, bem como nas zonas exteriores: pérgulas, vedações ou colunas. Muitos fazem pinturas decorativas, tipo mural, nas suas paredes.

“Este programa vem juntar-se à aposta clara que o Ayuntamiento assume na educação pública, e que inclui obras de manutenção dos centros escolares, o programa de subsídio de transporte para atividades fora da sala de aula, a aquisição de material tecnológico ou a concessão económica de bolsas de estudo e ajudas em todos os níveis educacionais, inclusive a Universidade”, disse Isidoro Ortega.

Sobre o programa "Fuenectad@s" referiu que, este ano, o Ayuntamiento aprovou a atribuição de mais de 531 mil euros a um total de 81 centros educativos da cidade com o objetivo de fornecer tablets, computadores, projetores, quadros interativos digitais, bem como aplicações informáticas, sistemas operativos e instalação, expansão ou melhoria de redes de acesso à Internet. Os valores concedidos (entre 1.500 e 10.700 euros) a cada Centro variam em função do nível de ensino e do número de alunos. 

“Fuenlabrada tem uma população escolar de 40 mil alunos entre 0 e 18 anos. Este programa municipal contribui para dotá-los das ferramentas necessárias para maximizar as suas competências tecnológicas e digitais, bem como o seu posicionamento sócio laboral num mundo cada vez mais digital”, explicou Isidoro Ortega.

Para finalizar, comentou brevemente que o programa de eficiência energética dos Centros escolares compreende a instalação de luzes LED e painéis solares nos Centros educativos.

Por último, a vereadora de Educação do município de Elvas, Anabela Cartas, apresentou as saudações do Presidente da Câmara de Elvas, Dr. Rondão de Almeida, deu a conhecer a Câmara Municipal e a cidade de Elvas, património da Humanidade, mostrou dois vídeos promocionais e convidou todos os presentes a visitar a nossa cidade.

A seguir, fomos visitar o CEIP Ramón y Cajal em Fuenlabrada, Madrid (https://site.educa.madrid.org/cp.ramonycajal.fuenlabrada/). À nossa espera estavam o Diretor (Pedro Estepa), o Chefe de estudos (Andrés Cordón) e a Secretária (Ascensión Vergas) que nos conduziram de imediato ao recreio, onde se encontravam já os alunos e, por isso, puderam-se observar os alunos e os professores a realizar as atividades previstas para esse dia. 

O Diretor comentou que, com estas as atividades, pretendem que os alunos atinjam os seguintes objetivos: uma boa convivência e relacionamento entre alunos de diferentes níveis (anos de escolaridade), que aprendam diferentes formas de lazer, que respeitem as normas do Centro que impliquem o jogo em grupo, que aprendam a cooperar com os companheiros na realização de atividades em comum, que aprendam novos jogos e a cuidar dos materiais que são de todos.

Neste Centro, para além dos espaços, recursos e atividades que já tínhamos vivenciado no CEIP Giner de los Rios, os alunos dispõem de trotinetes, um rocódromo infantil (instalação preparada especificamente para praticar a escalada, que custou cerca de 3 000 euros e que foi em parte financiada por iniciativas realizadas pela Associação de Pais), um centro de diversões com um banco, um centro de saúde, uma bomba de gasolina, uma prisão, um hospital, um castelo, um hotel e uma escola, assim como uma espaço de “relaxamento” onde os alunos estavam a construir objetos com plasticina subordinados ao tema “Os animais”.

Ficámos encantados com a horta escolar, a maior de toda a comunidade de Madrid (segundo os colegas deste Centro) com um espaço muito bem cuidado. Cada turma, acompanhada do professor titular (tutor) dispõe de um espaço próprio que tem de preparar, cultivar, regar, manter e cuidar uma vez por semana no âmbito das atividades de recreio.

Durante a visita às instalações do Centro, salientamos a sala de psicomotricidade, a sala TEA "El nido", a sala de Música (onde assistimos a parte de uma aula em que todos os alunos tocavam xilofone), o programa "Frutas e Leite" (distribuição de fruta e leite por todos os alunos durante o intervalo), a Aula de Robótica (em que a turma da professora Ana Guillén, que está envolvida no projeto RECREando, planificava a construção de um dispensador de papel higiénico para as casas de banho do Centro), o Refeitório muito bem decorado, com placas no teto para diminuir o ruído e, no próprio refeitório, destacava-se uma pequena “sala de jantar” onde, cada dia, um grupo de seis alunos treina a comer com talheres de metal, pratos de louça e com guardanapos de pano!

Mobilidade "Job Shadowing" abril 2024 – DIA 2


No segundo dia, o nosso destino era o Colégio de Educação Infantil e Primária GINER DE LOS RIOS em Fuenlabrada, Madrid (https://site.educa.madrid.org/cp.ginerdelosrios.fuenlabrada/).

A comitiva elvense foi recebida pelo Diretor (Hugo López), pela Chefe de Estudos (Cristina Blasco) e por todos os professores do projeto RECREando (Célia González, Cristina Blasco, Inma Rico, Olga Paz y Jorge Minguito).

Antes de conhecer o Centro, visitou-se o jardim / horta escolar. O Diretor referiu que todas as plantações foram realizadas pelos alunos com o apoio dos professores. Neste espaço existem mesas que são utilizadas pelos professores para lecionar ou pelos alunos para, simplesmente, se sentarem a conversar ou a ler. Deram-nos a conhecer um dos projetos emblemáticos deste espaço, denominado “El Jardín de las Mariposas - Oásis de Mariposas".

Na sala de professores deste Centro, o Diretor e a Chefe de Estudos receberam-nos com uma palestra informal em que destacaram os valores do Centro (Cultura de proximidade entre professores e comunidade educativa; Espírito de melhoria e inovação; Envolvimento e esforço pessoal; Desenvolvimento sustentável). “Somos um centro público aberto ao bairro e comprometido com o meio social através do relacionamento com as famílias. Queremos ser uma referência para que os nossos alunos alcancem uma formação plena baseada nos valores da Educação Física, das TIC e da sustentabilidade.” Atualmente, têm vários pilares básicos em que assenta o plano de atividades do Centro: Ópera LOVA, parques infantis inclusivos, coro escolar, Centro de referência “Save the Children”, projeto PROA sobre consumo energético e limpeza escolar, projeto Erasmus sobre sustentabilidade do ambiente e do centro.

Sobre a organização e dinamização dos recreios escolares, Hugo López referiu taxativamente que o “tempo de recreio é tempo de trabalho” e que “os problemas de convivência se devem solucionar no momento em que surgem”. Por isso, no recreio os alunos são divididos e distribuídos pelas atividades propostas pelo Centro, dinamizadas e acompanhadas pelos professores. Diariamente são propostas duas atividades por cada nível (Infantil, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo de Primaria). 

A seguir, tivemos oportunidade de observar o trabalho realizado por professores e alunos durante os recreios e constatar o amplo leque de atividades que podem ser propostas: Voleibol, Ténis de Mesa (com aproveitamento de mesas antigas existentes no Centro), Música, Xadrez, Remy (cálculo mental), Hóquei, Badminton, Dança, Discoteca, Croché, Jogos de mesa, Oficina de pintura, Rádio (“La voz de Giner”), Leitura (carrinho com livros da Biblioteca, colocado no recreio para que os alunos se sirvam), Blocos de construções, Trabalhos manuais, Caixote com baldes e pás para brincar na areia, Futebol (mas sem utilizar os pés!), etc. 

Ainda se teve a oportunidade de conhecer, e com bastante minúcia, as instalações do Colégio, em particular a sala Rádio, a sala Croma, a sala de Música, a Biblioteca, a sala TEA, a enfermaria, o refeitório e o ginásio. Na sala Rádio fomos entrevistados para um programa de rádio escolar e na sala Croma assistimos à apresentação da gravação de um videoclip. O professor Jorge Minguito, responsável pela dinamização desta sala, mostrou e explicou, detalhadamente, o funcionamento do equipamento necessário para a criação de uma sala Croma.

Por último, tivemos o privilégio de visitar o “sítio estrela” deste Centro, a Sala de Astronomia de Fuenlabrada, um espaço educativo público dedicado ao ensino da Astronomia, com programas de visita adaptados às diferentes etapas educativas. Realçamos a passagem pela nave espacial simulada, pelo planetário e pela leitura dos relógios de Sol. Este espaço é subsidiado anualmente pelo Ayuntamiento de Fuenlabrada com cerca com 10.000 euros. No ano passado, visitaram estas instalações mais de 9.000 alunos de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, provenientes de centros educativos de toda a Comunidade de Madrid.

Mobilidade "Job Shadowing" abril 2024 – DIA 1

No dia 08 de abril de 2024, uma comitiva de 6 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas (Cristina Dias, Eduardo Santa, Elsa Silva, Maria Antónia Sousa, Susana Moniz e José Luís Carvalho) partiu para uma mobilidade "Job Shadowing" de três dias. Esta equipa esteve sempre acompanhada da Vereadora da Cultura e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas.

No primeiro dia, começou-se por visitar o Centro de Educação Infantil e Primária (CEIP) Luis Vives de Badajoz (https://cpluisvives.educarex.es/). Fomos recebidos pela Diretora (Margarita Cidoncha), pela Secretária (Susana Muñoz) e pela coordenadora e fundadora do projeto eTwinning RECREando (Ana Maria Nuñez).

Na Biblioteca, local da primeira reunião, foram apresentados o plano de dinamização dos recreios, o projeto intergeracional “A Jugar”, desenvolvido no âmbito de uma proposta educativa de aprendizagem e serviço comunitário, e os prémios “Destacando” da iniciativa do Ayuntamiento de Badajoz. Além disso, as responsáveis do Centro falaram-na atual preocupação de sinalizar adequadamente todos os espaços do Centro com base nos princípios da acessibilidade universal (Real Decreto 193/2023, de 21 de março, o qual regulamenta as condições básicas de acessibilidade e não discriminação das pessoas com deficiência no acesso e utilização de bens e serviços disponíveis ao público). Ver Acessibilidade Universal no Meu Centro: https://www.educarex.es/atencion-diversidad/accesibilidad-cognitiva-centro.html. Registamos, desde já, que em todos os Centros visitados, se destacava este tipo de sinalética em todas as salas de aula e espaços comuns, que pensamos ser de extrema utilidade.

A seguir, observou-se o espaço do recreio. Os alunos estavam divididos em grupos. Nesse dia, as atividades eram: hockey floorball, elaboração e pintura de flores com tinta em relevo feita a partir de espuma da barba, decoração de uma prancha de madeira para a horta escolar, voleibol com balões, baile conjunto em que a comitiva portuguesa foi convidada a participar.

Posteriormente, visitámos as instalações do Centro: na sala TEA (Transtorno do Espetro Autista), em que as técnicas de educação especial nos deram a conhecer a sua filosofia de trabalho, o seu plano semanal e os materiais pedagógicos que desenvolvem; aula Rádio (muito bem equipada!) e por todas as salas de aula onde houve a possibilidade de interagir com os professores, os estagiários da Universidade e falar em português com os alunos. Na comunidade autónoma de Extremadura todos os alunos a partir do 1º ano de escolaridade aprendem Português como segundo idioma estrangeiro! Também se pôde constatar que, na maior parte das salas, os pés das cadeiras estão revestidos com bolas de ténis para diminuir o ruído quando são arrastadas, solução curiosa, adotada em todos os Centros que visitámos (de Badajoz e Fuenlabrada), incluindo os refeitórios. Também entrámos no refeitório, mas ainda não estavam os almoços a decorrer.